domingo, 4 de maio de 2025

O sofista com diploma

Não raro no Brasil presenciamos um culto ao Diploma que confere ao sujeito autoridade intelectual sobre quaisquer temas, até mesmo aqueles em que o cidadão nunca, de fato, se debruçou a estudar os autores originais daquela linha e se contentou somente com alguns contemporâneos eivados de preconceitos derivados de sentimentos de raiva e de um falso justicialismo, haja vista que não há como fazer justiça de fatos ocorridos há 100 anos ou mais, até porque nas leis há o período de prescrição. Esse erro se chama anacronismo, por sinal pueril e mais indigno ainda quando brota dos discursos de alguém munido de diploma acadêmico. 

A impressão que tenho é que o culto ao Diploma é um discurso sofista utilizado para compensar o fracasso de não ter evoluído alguns degraus na sua própria área de formação. 

Conheço gente com carteira de advogado, mas nunca passou em um concurso na área e ocupa cargo de Vigia há mais de 10 anos. Nada contra a profissão humilde, mas pra quem muito se esforçou para passar no exame da OAB, acredito que passaria em qualquer prova de Técnico Judiciário. 

Nada contra quem tem um Diploma e quer estudar outras áreas da ciência humana ou das exatas, mas espero a mesma honestidade que teve em estudar autores de sua disciplina nas demais, para não cair em anacronismos e sofismas grosseiros que sabotam não apenas a inteligência, mas o respeito ao conhecimento científico!

sábado, 26 de abril de 2025

Vamos falar de consciência crítica?

O que tem a ver consciência com política? O que é a consciência crítica tão pregada por Paulo Freire? Será que o “patrono” da educação brasileira realmente queria uma consciência crítica ou um comportamento de manada?

Respondo com o próprio Paulo Freire:

“A experiência histórica, política, cultural e social os homens e das mulheres jamais pode se dar “virgem” do CONFLITO entre 'as forças que obstaculizam a busca da assunção de si por parte dosindivíduos e dos grupos e das forças que trabalham em favor daquela assunção. A FORMAÇÃO DOCENTE QUE SE JULGUE SUPERIOR A ESSAS “INTRIGAS” NÃO FAZ OUTRA COISA SENÃO TRABALHAR EM FAVOR DOS OBSTÁCULOS”. (FREIRE, 1996, p. 23)

Em outras palavras, para Paulo Freire, o ensino deve estimular que os alunos tomem um lado, que é o do “grupo” que trabalha a favor da assunção dos indivíduos, e os docentes que não querem estimular a luta de classes estão a favor dos que bloqueiam a libertação individual.

Quantos indivíduos vimos ser calados por uma opinião embasada em fatos aqui mesmo no nosso Estado do Espírito Santo? Quantos foram calados por suas próprias lideranças religiosas que venderam suas consciências para um partido político?

O que acontece com o Professor que simplesmente quer ensinar de forma séria e imparcial conforme preconiza o projeto “Escola sem partido”?

No próximo dia 02 de maio, Paulo Freire fará 28 anos de falecimento, mas em 58 anos de legado desse educador, o que vemos na prática é que muitos de seus apóstolos se tornaram parte de uma massa ditatorial que não tolera o pensamento dos indivíduos que ousam ter a tão falada consciência crítica e que ousam dizer publicamente o que pensam!


Fonte:

FREIRE, Paulo. Pegagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

terça-feira, 8 de abril de 2025

Pai de Santo é atacado pela Esquerda!

O Pai de Santo Sérgio Pina, que é líder espiritual da cantora Anitta, esteve presente ontem na Avenida Paulista no ato pelo Anistia dos presos do 08 de janeiro e, por isso, foi duramente atacado por uma Esquerda à toa, intolerante e que ainda não aprendeu a respeitar os valores democráticos de cada um.

Sérgio Pina é um cidadão com direitos e deveres como qualquer outro e tem a liberdade de escolher o seu lado político. Se ele se identificou com a Direita, qual o problema? Ele deixará de ser do Candomblé por isso?

É por essas e outras que a cada dia que se passa, pessoas de diferentes segmentos religiosos ou filosóficos se aproximam da Direita e permanecem do nosso lado!

Seja bem-vindo à Direita, Pai Sérgio Pina!! Podemos ter quaisquer discordâncias quanto a pensamentos religiosos, mas o que nos une no amor à Pátria precede a divergências que são facilmente resolvidas em uma conversa de adultos!

Que um dia a Esquerda aprenda a lição!!


Fonte: https://pleno.news/brasil/politica-nacional/pai-de-santo-da-anitta-e-atacado-por-participar-de-ato-pela-anistia.html